Notícias

Irã faz primeira importação com pagamento em criptomoedas e gasta US$ 10 milhões

Compartilhe esta informação:  

O Irã fez uma importação no valor de US$ 10 milhões e pagou em criptomoedas. A operação foi anunciada por Alireza Peyman-Pak , chefe da Organização de Promoção do Comércio, em seu perfil no Twitter.

O político iraniano ainda disse que até o final do mês que o vem o país começará a usar com frequência critpomoedas e smart contracts.

Veja abaixo a tradução do tuíte:

“Esta semana, o primeiro registro oficial de pedido de importação no valor de 10 milhões de dólares foi concluído com sucesso. Até o final de setembro, o uso de criptomoedas e contratos inteligentes será generalizado no comércio exterior com os países-alvo”.

Irã e criptomoedas

Em outubro de 2020, o governo do Irã mudou sua legislação regulatória sobre criptomoedas para permitir que esses ativos sejam usados no financiamento de importações, conforme apontou o site Iran Daily.

Foi uma mudança radical em relação ao que o governo vinha tendo até então. Em 2019, o país havia tornado a mineração ilegal. Essa medida, porém, durou só um mês, conforme noticiado pela Aljazeera.

Mas os conflitos continuam. Em junho deste ano, o Ministério da Energia do Irã anunciou que os mineradores de criptomoedas tinham que suspender suas atividades para auxiliar o país em um momento em que são registrados recordes de consumo de energia. As informações são do jornal Theran Times.

Naquele momento, o Irã bateu um pico de consumo de energia de 62,5 mil megawatts (MW) e irá chegar em breve nos 63 mil MW. Segundo a publicação, a produção energética do país terá dificuldades atender essa demanda.

Vale lembrar que em julho do ano passado, o vice-presidente do país, Eshaq Jahangiri, decretou que as empresas de mineração de criptomoedas deveriam se registrar junto ao Ministério da Indústria, Minas e Comércio do governo do iraniano — a atividade havia sido liberada desde de 2019, no entanto houve um aumento de 7% no consumo de eletricidade no país. Quem não atendesse ao pedido, poderia ter que entregar equipamentos de mineração às autoridades, o que ocorreu em vários eventos no início deste ano.

 

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br/ira-faz-primeira-importacao-com-pagamento-em-criptomoedas-e-gasta-us-10-milhoes/

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 24 Dia 25
Dólar 5,1626 5,1592
Euro 5,5224 5,5142
Libra Esterl. 6,4197 6,4149
Peso Arg. 0,05917 0,05910
Atualizado em 25/04/2024 08h42

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
22ºC
Hoje mín. 15ºC | 25ºC máx.
Amanhã mín. 19ºC | 30ºC máx.