Notícias

WEBINAR TRANSMITIDO PELA RFB APRESENTA BOAS NOTÍCIAS AO SETOR

Compartilhe esta informação:  

Aconteceu pela primeira vez no Brasil, um estudo sobre tempos de liberação de mercadorias baseado na metodologia da Organização Mundial das Aduanas (OMA) concretizando um antigo anseio da comunidade brasileira de comércio exterior. O estudo proporcionou a aferição de melhorias no processo de modernização aduaneira e no desenvolvimento do Portal Único de Comércio Exterior. O Time Release Study (TRS) é uma ferramenta desenvolvida pela OMA para medição da eficiência operacional dos mais relevantes procedimentos conduzidos pela aduana, pelos órgãos anuentes e pelos intervenientes do setor privado nos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro de mercadorias.

O TRS objetiva apurar os tempos para a liberação de mercadorias desde sua chegada até sua efetiva saída da área sob controle aduaneiro, apontando possíveis medidas corretivas e de aprimoramento de performance dos participantes do processo.

Segundo o Secretário Especial da RFB – José Barroso Tostes Neto “ O lançamento do TRS da importação evidencia os expressivos avanços conquistados pela aduana e pela logística de comércio exterior brasileiros nos últimos anos, como um resultado direto do trabalho e dedicação das instituições participantes do Programa Portal Único de Comércio Exterior, iniciativa estratégica que a Receita Federal conduz em parceria com a Secretaria de Comércio Exterior”.

Durante o webinar realizado em julho, e transmitido pelo youtube na TV Receita foram apresentadas constatações, características e recomendações do estudo , entre tantos destacamos :

1. O processo de importação foi mapeado e decomposto em diferentes etapas, de forma a proporcionar uma perfeita identificação dos responsáveis pelos procedimentos e, por consequência, facilitar a identificação de oportunidades para melhorias do processo e de desempenho;

2. Os dados referem-se ao tempo medido desde a chegada da mercadoria no País até sua efetiva saída física do local alfandegado;

3. As principais informações colhidas do processamento desses dados foram: a) O tempo médio apurado considerados todos os modais, foi de 7,4 dias;  b) Para o modal marítimo o tempo médio apurado foi de 9,7 dias;  c) Para o modal aéreo o tempo médio apurado foi de 5,8 dias;  d) Para o modal rodoviário o tempo médio apurado foi de 2,3 dias; e) Para todos os fluxos e modais estudados os tempos médios possuem valores superiores às medianas, demonstrando que a maior parte das operações se desenvolve em tempos menores do que as médias.

Maiores informações acesse o youtube TV Receita e assista o evento na integra. WEBINAR – TIME RELEASE STUDY BRASIL - https://www.youtube.com/watch?v=mvtmgMA1JWY

Fonte: Assessoria de Comunicação

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 24 Dia 25
Dólar 5,1626 5,1592
Euro 5,5224 5,5142
Libra Esterl. 6,4197 6,4149
Peso Arg. 0,05917 0,05910
Atualizado em 25/04/2024 08h42

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
22ºC
Hoje mín. 15ºC | 25ºC máx.
Amanhã mín. 19ºC | 30ºC máx.