Notícias

Valor agregado dos serviços nas exportações será tema de evento com experts internacionais em Brasília

Compartilhe esta informação:  

Brasília - Os serviços que agregam valor a produtos, como por exemplo design e engenharia,  estão contribuindo para fortalecer as estratégias nas áreas de agricultura e industrialização e para aumentar a capacidade de exportação de todos os setores econômicos. Divulgar os avanços e o potencial de crescimento nesse sentido é um dos principais focos da Reunião Internacional de Serviços de Valor Agregado em Exportação, que será realizada nos  próximos dias 22 e 23 de outubro, no auditório do Bloco K do Ministério da Economia, em Brasília (DF).

O evento, organizado pelo Ministério da Economia em conjunto com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a União Europeia (UE) e a Câmara Internacional do Comércio (ICC), terá a participação de especialistas em políticas comerciais, industriais e de serviços de vários países; organizações regionais e internacionais; e representantes do setor privado e da academia.

Durante o encontro, haverá palestras sobre serviços e políticas públicas e painéis com especialistas no tema. O principal objetivo é ampliar o nível de conhecimento sobre o valor agregado dos serviços nas exportações.

Conheça alguns números do comércio de serviços

  • 2018: US$ 5,8 trilhões
  • Exportações: aumento de 7,6% a.a. de 2005 a 2018 nos países em desenvolvimento
  • Participação: contribuição para exportações cresceu de 14% para 17%

Dados: Unctad

A reunião será aberta pela secretária especial adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Yana Dumaresq; pelo secretário de Política Externa Comercial e Econômica do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Norberto Moretti; pela diretora da Divisão de Comércio Internacional e Commodities da Unctad, Pamela Coke-Hamilton; pelo economista-chefe e diretor-geral de Comércio da Comissão Europeia, Lucian Cernat; pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubi; pelo coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Niky Fabiancic; e pela diretora-executiva da ICC Brasil, Gabriella Dorlhiac.

Dinamismo

Segundo a Unctad, o comércio de serviços atingiu US$ 5,8 trilhões, em todo o mundo, em 2018, confirmando o dinamismo das exportações de serviços, superior ao de mercadorias. Nas economias em desenvolvimento, as exportações de serviços cresceram 7,6% ao ano entre 2005 e 2018, aumentando a contribuição direta dos serviços no total de exportações de 14% para 17%.

Apesar da importância do setor, a Unctad aponta que muitos países ainda não exploraram completamente o potencial de desenvolvimento, transformação e crescimento econômico liderado por serviços. “Há um valor agregado substancial dos serviços, que não são capturados nesses dados, mas estão incorporados na exportação de mercadorias, de insumos intermediários de serviços e de serviços agrupados a bens”, salienta o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão.

De acordo com a Unctad, ainda são insuficientes os dados sobre o valor agregado dos serviços e sobre como os serviços de valor agregado nas exportações são afetados ou ativados pelas atuais políticas comerciais, industriais e de serviços. “Esta reunião abordará essa lacuna de conhecimento, destacando a necessidade de uma política de serviços e de uma estrutura comercial e de regulamentação coerentes”, explica Brandão.

Serviço

Reunião Internacional de Serviços de Valor Agregado em Exportação (International meeting on services value-added in exports: services and trade policies for diversification and upgrading)

Data: 22 e 23 de outubro de 2019 (terça e quarta-feira)
Local: Ministério da Economia – Esplanada dos Ministérios, Bloco K, auditório, Brasília (DF)
Inscrições: os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente pelo link: https://international-meeting-services-value-added-exports.eventbrite.co.uk. Haverá tradução simultânea (inglês/português).
 Confira a programação no site da Unctad: https://unctad.org/en/pages/MeetingDetails.aspx?meetingid=2256

Fonte: Comex do Brasil

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 22 Dia 23
Dólar 5,2269 5,2043
Euro 5,5708 5,5410
Libra Esterl. 6,4814 6,4226
Peso Arg. 0,06005 0,00596
Atualizado em 23/04/2024 08h57

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
28ºC
Hoje mín. 20ºC | 28ºC máx.
Amanhã mín. 19ºC | 26ºC máx.