Notícias

Sdaergs pede solução para déficit de servidores do Mapa e retomada da ferrovia em café da manhã com Heinze em Uruguaiana

Compartilhe esta informação:  

A diretora secretária do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), Alessandra Flores do Amaral, participou de café da manhã com o senador Luiz Carlos Heinze, na Casa Bento, em Uruguaiana (RS), nesta segunda-feira, 13 de setembro, oportunidade em que apresentou a ele diversas demandas da categoria, especialmente o déficit de servidores no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na delegacia local e também nas de São Borja e Santana do Livramento, e a importância da retomada das operações ferroviárias para o escoamento da produção da fronteira oeste do Estado. Atento, Heinze, que durante o encontro se lançou pré-candidato ao governo gaúcho, se comprometeu a auxiliar na busca da resolução destas questões. “Conheço os problemas e sei que hoje eles representam um dos principais gargalos logísticos para o segmento de comércio exterior”, afirmou o político.

Acompanhada dos delegados regionais do Sdaergs Fábio Ciocca e Cláudio Rodrigues, Alessandra entregou um documento com as reivindicações do Sindicato ao senador, em que são enfatizadas as questões consideradas entraves que impactam o fluxo de processos pelas fronteiras sul e oeste do Rio Grande do Sul. “Também pedimos o seu apoio em relação às vantagens tributárias concedidas pelos modelos adotados em Santa Catarina e Paraná, objetivando a que seja implementada uma política fiscal eficiente com incentivos para empresas no Estado. Precisamos de redução de alíquotas de ICMS para não perder mercado de trabalho e prejudicar o comércio exterior”, advertiu. “Heinze é da região, foi prefeito de São Borja, tem consciência dos problemas que nós despachantes aduaneiros enfrentamos. Ele é hoje um canal eficiente de comunicação com o governo”, acrescentou a dirigente.

O delegado regional do Sdaergs, Fabio Ciocca, considerou positivo o encontro na medida em que foram ratificados pedidos de pleitos que já estavam tramitando. “Não são novidades o quadro funcional deficitário no Mapa e a necessidade da retomada das operações da malha ferroviária da região, entre outros assuntos relacionados com a infraestrutura. É importante ressaltar que estávamos conversando com um pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, então, o evento ganha roupagem de importância também por isso”, destacou Ciocca.

Cláudio Rodrigues, também delegado regional da entidade, lembrou que essas demandas já haviam sido feitas em outras oportunidades, como em reunião com a ex-senadora Ana Amélia Lemos, e atual secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul. “Reforçamos o que já havíamos feito em encontros anteriores, levando uma posição firme do Sindicato na defesa dos interesses da categoria e do comércio exterior. Essas reivindicações ainda não foram atendidas, por isso cresce em importância encaminhá-las ao senador Heinze, por suas atuação como parlamentar e também como pré-candidato a governador do Estado”, salientou Rodrigues.

O café da manhã na tradicional casa de eventos de Uruguaiana começou bem cedo, às 7h30. Além dos representantes do Sdaergs, o encontro contou com a presença do prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello, do vice-prefeito Fernando Tarrago, de vereadores, e de representantes do Sindilojas, Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural, ABTI (Associação Brasileira de Transportadores Internacionais), Câmara de Dirigentes Logísticas, free shops, supermercadistas e de outras entidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa SDAERGS

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 12 Dia 15
Dólar 5,0765 5,1364
Euro 5,4440 5,4698
Libra Esterl. 6,3649 6,3984
Peso Arg. 0,00586 0,00592
Atualizado em 15/04/2024 09h15

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
23ºC
Hoje mín. 22ºC | 28ºC máx.
Amanhã mín. 17ºC | 24ºC máx.