Notícias

Parceria SDAERGS - Tratamento fitossanitário de embalagens de madeira para exportação

Compartilhe esta informação:  

O tratamento fitossanitário é essencial para as exportações de madeira e de qualquer produto ou carga que utilize embalagens de madeira para o transporte. Seu objetivo é controlar as pragas quarentenárias e prevenir as infestações que podem comprometer a madeira – como produto ou embalagem.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autoriza algumas empresas a realizar o procedimento de tratamento fitossanitário, como é o caso da Bioseta, que está há mais de 30 anos no mercado e oferece soluções na área de saúde ambiental, com certificação, procedência e garantia.

Quais as principais soluções em tratamento fitossanitário oferecidas pela Bioseta?

Para que o tratamento fitossanitário, também conhecido como fumigação, seja feito com eficiência e segurança, a Bioseta conta com uma equipe especializada na área fitossanitária para garantir aos importadores e exportadores toda a documentação necessária para que as cargas possam entrar em outros países em tempo hábil. Essa expertise contribui para a redução de riscos e passivos que podem ser desastrosos para os importadores e exportadores.

Tratamento térmico

Esse tipo de procedimento consiste em realizar o tratamento das embalagens e dos suportes de madeira por meio do uso de ar quente forçado. Nesse tipo de tratamento, a madeira é submetida à temperatura de 56°C pelo período mínimo de 30 minutos, mediante registros de sensores na madeira e gráficos de temperatura.

O tratamento é realizado somente nas embalagens de madeira e apresenta excelentes benefícios como a otimização da logística devido ao reduzido tempo de tratamento, baixo impacto ambiental e inexistência de restrição ambiental no trânsito internacional. Esse tipo de tratamento fitossanitário pode ser realizado em unidades fixas e móveis.

Incineração de madeira

As embalagens de madeira (pallets, caixas, suportes, separadores, tacos, entre outras) provenientes de importação são inspecionadas em pontos de controle específicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Caso sejam identificados como não tratados, ou seja, ausência da marca Internacional de tratamento fitossanitário, a empresa que está realizando a importação poderá assinar um termo de compromisso e destinar todo o material para incineração. A incineração somente pode ser realizado por indicação da fiscalização do MAPA.

No Rio Grande do Sul, a Bioseta é a única empresa credenciada pelo MAPA para realizar incineração de madeira com fins quarentenários.

Secagem de madeira

Outro tipo de tratamento fitossanitário térmico da Bioseta é a secagem de madeira (KD-HT) em estufa de ar quente forçado que torna o tratamento fitossanitário das embalagens ainda mais econômico. Nesse tipo de serviço, a madeira é tratada em um processo de secagem, o que reduz a umidade e o peso sem comprometer o atendimento à legislação internacional.

Atendimento no RS e em SC

Para facilitar a realização de tratamento fitossanitário para madeiras de importação e exportação, contamos com unidades de tratamento no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além de oferecermos a possibilidade de desenvolver projetos especiais para tratamento de demandas estruturadas em qualquer estado do país.

Essa variedade de tipos de tratamento fitossanitário que a Bioseta disponibiliza, adequa-se às mais diferentes necessidades de higienização de embalagens de madeira, a fim de garantir a eliminação de possíveis focos de pragas quarentenárias que podem trazer graves prejuízos para as empresas e aos países que vão receber as cargas contaminadas.

Quais os principais riscos de não investir no tratamento fitossanitário?

O não investimento no tratamento fitossanitário pode resultar em diversos problemas para o exportador e importador como rechaços das cargas, multas legais e deterioração de produtos, entre outros riscos que podem acarretar em grandes prejuízos financeiros para as empresas.

Para auxiliar as importações e exportações, a Bioseta conta com licenciamento ambiental junto à FEPAM, bem como autorização do MAPA para realizar o tratamento térmico de embalagens para exportação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com eficiência e qualidade.

Solicite um orçamento gratuito!

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 25 Dia 26
Dólar 4,9897 4,9869
Euro 5,3979 5,4043
Libra Esterl. 6,2885 6,3064
Peso Arg. 0,00583 0,00582
Atualizado em 26/03/2024 08h53

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
26ºC
Hoje mín. 20ºC | 30ºC máx.
Amanhã mín. 20ºC | 30ºC máx.