Notícias

Impacto das novas tecnologias no comércio entre Brasil e China será tema de seminário na CNA

Compartilhe esta informação:  

Brasília – As principais tendências e os desafios para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas serão abordados no seminário “Agro em Questão: China e Brasil – Agricultura e Biotecnologia”. O evento será realizado pela Superintendência de Relações Internacionais da CNA no próximo dia 25 de abril, em Brasília.

A assessora de investimentos e especialista em mercado chinês Larissa Wachholz, que está envolvida em diversas negociações entre empresas brasileiras e chinesas, participará do painel “Novas tecnologias e o impacto para o comércio de alimentos entre China e Brasil”.

“A China é um dos países que mais investem em tecnologias voltadas para as ciências agrícolas. Devido à preocupação com a segurança alimentar, o volume de recursos destinado para essa área é impressionante”, destaca Larissa, que é sócia da boutique de negócios e investimentos Vallya, além de sócia-fundadora e membro do Conselho do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov).

Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. O país asiático é principal mercado para as exportações agropecuárias brasileiras e destino de 38% das vendas totais do setor.

De acordo com Larissa, o seminário realizado pela CNA possibilitará uma importante troca de informações sobre os avanços da tecnologia agrícola no país asiático, um assunto que ainda é pouco discutido no Brasil.

 “O Brasil é referência na produção agropecuária e tem na China um grande cliente. A China, por sua vez, além de também ser líder na produção de diversos produtos agrícolas, investe largamente em tecnologia e pesquisa para aprimorar suas práticas e diversificar a produção. As oportunidades de intercâmbio são inúmeras, mas o desconhecimento ainda é grande, sobretudo quanto aos avanços dos chineses em biotecnologia”, destacou.

O grande potencial para a cooperação em aquicultura é outra área destacada pela especialista. “A China é, de longe, o maior produtor mundial de pescados e mariscos. Essa área da piscicultura é bastante tecnificada e exige muita pesquisa até que sejam encontradas novas espécies que possam ser trabalhadas comercialmente”, explicou. O Brasil tem grandes oportunidades para a produção de peixes de água doce. “Essas potencialidades podem ser alavancadas a partir da troca de experiências com a China”, observou.

O Seminário Agro em “Agro em Questão: China e Brasil – Agricultura e Biotecnologia” é gratuito. Para visualizar a programação e realizar a inscrição, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/f…

Estarão presentes na abertura o presidente da CNA, João Martins, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

SERVIÇO

O que: Seminário “Agro em Questão: Agricultura e Biotecnologia – Brasil e China”
Quando: dia 25 de abril (quinta-feira)
Hora: das 8h30 às 16h
Onde: Sede CNA (SGAN Quadra 601, Módulo K – Brasília, DF)

(*) Com informações da CNA

Fonte: Comex do Brasil

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 17 Dia 18
Dólar 5,2635 5,2469
Euro 5,5951 5,5853
Libra Esterl. 6,5462 6,5298
Peso Arg. 0,00606 0,00603
Atualizado em 18/04/2024 08h51

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
25ºC
Hoje mín. 13ºC | 23ºC máx.
Amanhã mín. 14ºC | 25ºC máx.