Notícias

China é capaz de impedir quaisquer riscos e choques externos, diz chancelaria chinesa

Compartilhe esta informação:  

Beijing- A China tem a confiança e a capacidade de evitar quaisquer riscos e choques externos, disse nesta quarta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, em uma coletiva de imprensa em meio à escalada das tensões comerciais com os Estados Unidos.

As medidas protecionistas americanas podem afetar a economia chinesa em certo grau, mas isso poderia ser superado completamente, afirmou.

De acordo com reportagens dos meios de comunicação, a parte americana pintou um panorama sombrio em respeito à economia da China, afirmando que o país asiático está “muito ansioso” para alcançar um acordo comercial com os Estados Unidos.

Geng refutou as declarações norte-americanas como “infundadas” e disse que a economia chinesa manteve um crescimento estável com ímpeto positivo.

O porta-voz deu como exemplo o crescimento econômico da China de 6,4% durante o primeiro trimestre de 2019, que é mais rápido que o previsto.

“Vale a pena mencionar que a demanda interna se converteu no motor principal do crescimento da China e que o consumo representou 76,2% do crescimento econômico no ano passado”, acrescentou.

Em um relatório recente sobre as perspectivas econômicas do mundo, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima seu prognóstico de crescimento para a China, o único caso de elevação entre as principais economias, lembrou o porta-voz chinês.

Ao enfatizar que a China conta com um sistema completo de indústrias, uma crescente capacidade em inovação científica e tecnológica, o maior grupo de renda média do mundo e um enorme mercado interno para o consumo e investimento, Geng apontou que a China tem plena confiança em sua economia e promoverá com firmeza a reforma e abertura, assim como o desenvolvimento de alta qualidade de acordo com seus próprios prazos e planos.

Quanto às amplas preocupações com as incertezas econômicas globais provocadas por uma nova rodada de alta das tarifas, Geng indicou que a escalada das tensões comerciais “não serve aos interesses de ninguém” e “também engessará a economia mundial”.

Geng mencionou que foram os Estados Unidos que provocaram as disputas comerciais, que impuseram primeiro tarifas adicionais a produtos chineses e que exerceram em repetidas vezes a máxima pressão sobre a China.

O que tem feito a China até agora é uma pura autodefesa para proteger seus direitos e interesses legítimos, assim como para defender o multilateralismo e o sistema de livre comércio, acrescentou.

Em relação à afirmação dos Estados Unidos de que seus consumidores não pagarão a elevação das tarifas aplicada aos produtos chineses, Geng assinalou que isso vai contra o senso comum.

Organizações de soja, milho e trigo, assim como outros grupos agrícolas dos Estados Unidos expressaram em um comunicado conjunto sua oposição à alta das tarifas aos produtos importados desde a China, recordou o porta-voz.

Ele também se referiu a um estudo de economistas americanos que indica uma perda de US$ 4,4 bilhões por mês no ano passado para consumidores e importadores dos Estados Unidos como consequência dos incrementos tarifários contra a China.

Geng expressou seu desejo de que os Estados Unidos “pesem cuidadosamente seus ganhos e perdas, aproveitem a situação e retomem o caminho correto logo que seja possível”.

Além disso, ele pediu à parte americana que se encontre um meio termo com a China para obter um acordo de benefícios recíprocos e lucros compartilhados com base no respeito mútuo.

Fonte: Comex do Brasil

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 22 Dia 23
Dólar 5,2269 5,2043
Euro 5,5708 5,5410
Libra Esterl. 6,4814 6,4226
Peso Arg. 0,06005 0,00596
Atualizado em 23/04/2024 08h57

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
27ºC
Hoje mín. 20ºC | 28ºC máx.
Amanhã mín. 19ºC | 26ºC máx.