Notícias

Auditor-Fiscal da Receita Federal Rogério Tsufa esclarece funcionamento do PUCOMEX e destaca papel do Despachante Aduaneiro em live promovida pelo SDAERGS

Compartilhe esta informação:  

“O Catálogo de Produtos do Portal Único de Comércio Exterior – Pucomex”, ferramenta de apoio às operações de exportação e importação, do Ministério da Economia, foi o tema da live com o Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil), Rogério Tsufa, promovida pelo SDAERGS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 9 horas, acompanhada por mais de cem profissionais da categoria. Formado em Ciências da Computação pela USP (Universidade de São Paulo), ele, que é considerado um dos maiores conhecedores do assunto, destacou “o papel importante do Despachante Aduaneiro no funcionamento deste sistema”.

Com participação em projetos nacionais como o Harpia e o RTN, Tsufa atua na Delegacia da Receita Federal em São José dos Campos (SP), polo da indústria aeronáutica brasileira e integra a equipe do Siscomex Remessa do Pucomex. Perito na pauta proposta para a palestra, esmiuçou os detalhes do funcionamento da ferramenta, esclareceu dúvidas e revelou pontos de interesse dos profissionais que vão operar com este instrumento. Destacou, por exemplo, que os registros efetuados por WebService em um padrão máquina x máquina devem seguir a Documentação para integração com o Portal Único Siscomex – API REST.

O Auditor-Fiscal observou também que o acesso aos ambientes de treinamento e de produção é realizado com base nas informações constantes nos sistemas da Receita Federal. “Assim, somente as empresas e os representantes devidamente habilitados a operar no comércio exterior perante à RFB podem acessar os ambientes do Portal Único Siscomex”, disse. “Esse meio de treinamento do Portal Único Siscomex, semelhante à interface do local de produção, permite aos usuários elaborar, colaborar e cancelar DUE’s registradas apenas para efeitos de testes no sistema”, salientou Tsufa.

A iniciativa, que deu seguimento ao projeto LIVE DO SDAERGS – TEMAS ADUANEIROS, mereceu elogio dos participantes. “Foi uma palestra esclarecedora e objetiva”, disse Dani Fanti. “Muito importante para todos nós, Despachantes Aduaneiros e futuros gestores dos Catálogos de Produtos”, frisou Marcelo Pibernat. Cristiano Alfaro ressaltou a “forma objetiva que (o Auditor-Fiscal) tratou do tema”. Paulo Franco congratulou o “Sindicato pela iniciativa e a Rogério Tsufa pela atenção e disponibilidade”. Patrícia Bonilha agradeceu “às importantes informações recebidas”. Cardoso enalteceu a reunião e adiantou que “já está trabalhando no assunto tecnológico envolvido”.

A Diretoria do SDAERGS avaliou que as manifestações positivas dos participantes, como as citadas, entre dezenas de outras, comprovam o acerto de mais esta promoção da entidade. “Buscamos atender uma preocupação dos Despachantes Aduaneiros com as responsabilidades que serão transferidas a eles pelos importadores, estritamente no que tange ao Catálogo de Produtos do Portal Único do Siscomex”. Os dirigentes do Sindicato consideraram que “a live foi uma oportunidade única de ouvir as expectativas da RFB em relação às informações das características dos produtos e fazer questionamentos a um dos maiores especialistas no assunto”. O presidente do SDAERGS, José Kralik, em nome da Diretoria da entidade, agradeceu ao Auditor-Fiscal Rogério Tsufa e destacou” a qualidade da sua apresentação e dos valiosos esclarecimentos prestados aos Despachantes Aduaneiros”.   

Fonte: Assessoria de Imprensa Sdaergs

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 23 Dia 24
Dólar 5,2043 5,1626
Euro 5,5410 5,5224
Libra Esterl. 6,4226 6,4197
Peso Arg. 0,05968 0,05917
Atualizado em 24/04/2024 11h51

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
20ºC
Hoje mín. 15ºC | 25ºC máx.
Amanhã mín. 19ºC | 30ºC máx.