Notícias

ARTIGO: A POSSIBILIDADE DE INDENIZAÇÃO PELA UNIÃO DIANTE DO RETARDO DOS PROCEDIMENTOS ADUANEIROS EM FACE A GREVE DOS AUDITORES FISCAIS DA RFB

Compartilhe esta informação:  

As atividades vinculadas a fiscalização e ao controle do comércio exterior, conforme o artigo 237 da Constituição Federal, estão sob o comando do Ministério da Fazenda, cujos procedimentos administrativos são praticados pelos servidores da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Dessa forma, a greve dos Auditores Fiscais da Receita Federal, ainda que numa primeira visada possua seu respaldo legal sob o prisma Constitucional, não pode interromper as atividades de importação e exportação de mercadorias, tampouco retardar os procedimentos aduaneiros, causando prejuízo aos administrados.

Isto posto, o fato é que, muito embora o procedimento administrativo de despacho não possua prazo previsto no Regulamento Aduaneiro, o ordenamento jurídico, por meio de decisões reiteradas dos tribunais, tem orbitado em duas correntes, no sentido de determinar o prazo de conclusão da conferência aduaneira e decorrente liberação, sendo estas: o prazo de 05 (cinco) ou 08 (oito) dias, este último tomando por base a analogia ao art. 4º do Decreto 70.235/72.

Nesse corolário, evidencia-se que o prazo de liberação extrapolado, sem motivo legal determinante, configura ato ilícito do ente público. Desse modo, surge assim o dano ao importador, e o nexo de causalidade entre o ato ilícito e o dano, sendo cabível, por consequência, a reparação pelos reflexos patrimoniais e extrapatrimoniais sofridos em virtude da conduta abusiva do Fisco.

Sendo assim, é relevante lembrar que na responsabilidade civil da União, não há necessidade de se comprovar a culpa ou dolo da autoridade pública, pois no caso de responsabilidade civil do ente estatal, se aplica a teoria do risco administrativo, prevista no artigo 37, § 6º, da nossa Constituição Federal.

Desse modo, mediante ao movimento de greve, ou a denominada “operação padrão”, o Fisco ultrapassa indevidamente o prazo previsto em lei para concluir os procedimentos aduaneiros, causando, assim, por decorrência, sérios prejuízos aos importadores e exportadores, que poderão exigir da União indenização por danos patrimoniais, em decorrência das taxas de armazenagem e demurrage, pagas no curso da operação de importação, e ainda lucros cessantes, os quais as empresas deixaram de obter, em virtude da retenção das mercadorias no recinto alfandegado.

Em suma, considerando a greve dos Auditores Fiscais da RFB nos casos de abusos na sua atribuição de fiscalização aduaneira, havendo retardo nos procedimentos, causando reflexos de forma indevida na esfera patrimonial dos importadores e exportadores, estes poderão requerer tutela jurisdicional a fim de obterem reparação pelos prejuízos sofridos.

 

Fonte: Dr. Walter Veppo – Assessoria Jurídica SDAERGS

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 18 Dia 19
Dólar 5,2469 5,2512
Euro 5,5853 5,5983
Libra Esterl. 6,5298 6,5456
Peso Arg. 0,00603 0,00603
Atualizado em 19/04/2024 08h52

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
21ºC
Hoje mín. 13ºC | 23ºC máx.
Amanhã mín. 13ºC | 27ºC máx.