Notícias

Abracomex: o Brasil é o único país do G20 a aumentar exportações no primeiro quadrimestre

Compartilhe esta informação:  

Em um cenário bastante adverso, tem-se uma boa notícia no comércio exterior brasileiro. Do grupo do G20, bloco econômico composto por países ricos como a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia, e países emergentes como a África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia, o Brasil foi o único integrante a expandir suas exportações no primeiro quadrimestre de 2020.

A avaliação foi feita hoje (28) pela  Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (Abracomex), ao analisar informe da Organização para Cooperação e  Desenvolvimento Econômico (OCDE), sobre o desempenho do comércio internacional do G20 no primeiro quadrimestre do ano.

De acordo com a Abracomex, os países asiáticos não deixaram de importar produtos brasileiros mesmo sendo afetados pelo grave quadro de saúde mundial, e este é um dos principais motivos para que o Brasil apresentasse o bom resultado.  A Ásia representa 47, 2% do total de todas as exportações brasileiras, o aumento nos quatro primeiros meses foi de 10,9% em comparação com o mesmo período de 2019.

Ao comentar esses dados, o professor Gilberto Campião da Abracomex, diz que “os bons números estão relacionados à exportação de bens primários alimentícios, onde o Brasil é o grande produtor, e este ano conseguimos lograr um aumento da nossa produção agrícola, com grande superávit e alguns produtos têm demanda garantida, como alimentos e vestuário”.

Ainda de acordo com o professor Campião, “para o futuro, as perspectivas de crescimento são ainda melhores, já que o agronegócio continua sendo o maior colaborador pelos números. A soja em grãos, suco de laranja, as carnes de boi, frango e suína, café, açúcar, milho e outros são produtos de demanda pouco elástica, ou seja, são produtos que mesmo depois da pandemia continuarão sendo muito procurados em todos os continentes. Outros setores como o minério de ferro e petróleo exportaram juntos 13,3 milhões de toneladas em maio de 2020, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia”.

Gilberto Campião também diz que as perspectivas pós pandemia são de que o Brasil continuará sendo um dos principais exportadores, em função da nossa riqueza mineral e extensão agrícola, associada a tecnologia de produção.

Segundo ele, “estamos entre as maiores economias do mundo e as nossas exportações ainda não refletiram essa realidade, além disso o  Brasil é um país jovem, cheio de energia e seguramente estará em breve, entre as quatro maiores economias mundiais”.

Fonte: Comex do Brasil

VOLTAR

SDAERGS WEB

Consulta Guias

Indicadores econômicos

Dia 18 Dia 19
Dólar 5,2469 5,2512
Euro 5,5853 5,5983
Libra Esterl. 6,5298 6,5456
Peso Arg. 0,00603 0,00603
Atualizado em 19/04/2024 08h52

Previsão do tempo

Agora em Porto Alegre, RS
21ºC
Hoje mín. 14ºC | 26ºC máx.
Amanhã mín. 15ºC | 28ºC máx.